Vocês já devem ter percebido que sou biscoiteira. Não no sentido profissional da palavra, mas o que quero dizer é que amo fazer biscoitinhos. Em casa sempre tem um pote cheio deles e esse é sensacional. Talvez o mais fácil de todos de fazer. Já fiz diversas variações dessa receita e depois de muito testar cheguei ao que para mim foi o melhor resultado.
Eu não tenho hábito de usar margarina, mas para essa receita sugiro que vocês façam com margarina Qualy (não é uma publicidade) porque ela tem 80% de lipídios e isso faz toda diferença. Já tentei com outras marcas e com algumas manteigas, mas na maioria das vezes a massa derrete demais e os biscoitos se juntam todos enquanto assa. Por esse motivo estou recomendando a marca da marina porque garanto que dará certo com ela.
Também indico que façam com goiabada cascão, que é aquela mais dura, mais rústica, porque algumas goiabadas, tipo aquelas de lata são moles e no forno elas derretem demais e escorrem.
Considerações feitas vamos para a receita.
Ingredientes:
125g (ou meio pote) de margarina Qualy;
2/3 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 a 2 colheres (sopa) de leite;
Goiabada em cubinhos.
Comece misturando a margarina com o açúcar até ficar como um creme uniforme. Junte a farinha e misture com as mãos. Se a massa ficar seca, adicione o leite. Dependendo da marca da farinha pode ser que nem precise do leite, ou que só precise de 1 colher. O resultado final não se altera usando ou não esse ingrediente.
Faça bolinhas, coloque na assadeira com um espaço entre elas e achate-as. Não precisa untar a forma. Em cada uma coloque um pedacinho de goiabada. Ligue o forno em 180ºC por 10 minutos, enquanto isso leve a assadeira à geladeira por 10 minutos (essa etapa e muito importante para os biscoitos ficarem crocantes).
Passado os 10 minutos leve a assadeira ao forno e asse até ficarem levemente dourados. No meu forno são 11 minutos, mas este tempo pode variar muito conforme a marca do forno, então fique de olho na coloração que deve ser levemente dourado.
Dica: quando tirar a assadeira do forno, deixe descansar uns 5 minutos antes de tirar os biscoitos dela, porque eles vão endurecendo quando esfria. Deixe esfriar e guarde em pote fechado. Dura 1 mês (mas duvido que não acabe no mesmo dia).
Ficou com dúvida?
Veja minha página de dúvidas frequentes
É a primeira fez que entro neste site, uma amiga me indicou, e já estou apaixonada, farei este biscoitinho. Bjs
Tenho uma receita de bolo maravilhosa tu colocar na sua página
MARAVILHOSOS!!!!! Fiz e ficaram perfeitos, coloquei em uma linda lata decorada mas nâo durou nada kkkk
Boa noite Tati, gostaria de saber se pode substituir a margarina por manteiga? se sim… na mesma proporção?
Sim, mesma proporção
Olá Tati, fiz o “Biscoitinho de fubá com erva doce”, mas percebi que na hora de retirar da forma o miolo cai. Mesmo que eu tire quente/morno/gelado da forma com uma espátula o miolo dele cai por baixo. Porque será? Será que estou fazendo algo errado?
Goiabada mole. Use a cascão. Algumas goiabadas fervem no forno e derretem o biscoito.
Tati, não fiz essa receita do post. Fiz a de “Biscoitinho de fubá com erva doce”, que vai amido de milho. Não tem goiabada nela, é só a massa mesmo.
Tati se eu fizer com manteiga culinária aquelas em barras, dá certo?
Dá sim, mas fica um pouco mais durinho
Oi Taty parece deliciosa essa receita,mais nao vai ovo nem fermento?
não vai 🙂
Oi Tati, fiquei curiosa em saber se você sabe se tem como fazer essa receita substituindo farinha sem glúten(fécula de batata,farinha de arroz…)E a quantidade de farinhas. Agradeço de coração. Um abraço
Olha realmente não tenho experiência com alimentação especial, então não sei dizer.
Tati gostaria de saber se posso fazer com a margarina Becel original !
Se tiver pelo menos 70% de lipidios pode
Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiii esta página! Parabéns por esse trabalho tão especial! Gosto de coisas simples e práticas, sua página e suas receitas são assim. Muuuuuuuuuuuito booooooooooooooooommm!
Tática, coloquei um pouco de canela na massa e ficou uma delícia! Beijos para você e a Lis!
Tati, amei a receita vou fazer para minha familia.bjs voce é demais.
Olá, Tati. Tudo bem?
Segui a receita à risca e mesmo assim os biscoitinhos se esparramaram muito enquanto assavam. Será que se eu colocasse um pouco mais farinha de trigo ajudaria na consistência? Ah, usei Qualy sem sal, não sei se afeta a consistência.
Obrigado!
Eles espalham mesmo, ficam fininhos, mas tem que estar bem gelados antes de ir ao forno, e tb é importante usar margarina gelada.
Oi! Dá fazer em outro formato ou espessura? Tenho alguns cortadores e gostaria de usar.
Essa massa no é muito adequada para isso, eu indicaria essa http://panelaterapia.com/2013/02/biscoitinho-de-goiabada.html
Tati, dá pra usar farinha integral na receita?
Sempre dá, mas eu nunca testei pra te dizer como fica.
Fiz e ficou uma delícia! Aproveitando, bjos pra você e pra Liz.
Oi Tati! Já fiz duas vezes e amei!! Na primeira, acho que exagerei na margarina, pois foi preciso bem mais farinha para acertar o ponto! Dessa vez comprei a embalagem de 250g daí foi super fácil dividir e usar metade! Eles são maravilhosos!! Consegui fazer beeeeem fininhos e ficaram muito crocantes!! Obrigada por dividir conosco e super parabéns pela Liz!!
Que bom que deu certo!!! 🙂
Achei a receita super prática
Testarei
O meu derreteu todos! Fiz com a Qualy mas a light. Será que foi isso?
Com certeza, se é light nao tem a porcentagem ideal de gordura
Tati, com essa massa posso fazer no formato de bolinhas usando a goiabada como recheio? obrigada!!! adoro seu blog
Eu acho que não porque ela fica bem fininha depois de assada. Vai perder o formato.
Gostaria de saber se posso dobrar a receita?
pode sim
Oi Tati, será que posso usar o leite sem lactose, e manteiga sem lactose no lugar da margarina?
O leite ok, a manteiga se tiver pelo menos 70% de lipídios pode.
Gostaria de saber se a farinha é com fermento?
sem fermento
Oi Tati, primeiro quero dizer que amo seu blog!!!
Ví essa receita ontem, e fiz ontem mesmo quando cheguei do trabalho… é super prática e rápida, eu e meu marido adoramos!
Não achei goiabada cascão, fiz com a comum mesmo, tomei cuidado para não colocar pedaços muitos grandes para não escorrer, mas deu super certo…
Obrigada pro compartilhar essa receitas.
Bjos
Olá, Taty! Gosto muito das suas receitas, está me ajudando bastante (meu marido agradece) …. mais essa receita dos biscoitos não deu certo…. não sei se coloquei margarina demais, eles ficaram enormes e muito gordurosos….enfim não foi dessa vez…rsrs…mais vou tentar novamente… bjs
Tati,
fiz essa receita e amei ! Como você mesma disse acaba no mesmo dia de tão boa que fica ;). Usei a margarina Qualy em temperatura ambiente e foi necessários acrescentar mais farinha , por que a massa não dava liga, agora vou fazer de novo e testar com a margarina gelada.
Ficou muito boaa , perfeita para acompanhar um cafezinho 😉
Fez sucesso por aqui e hoje vou fazer mais ..
Erica é bom sempre fazer com margarina gelada.
Tati maravilha, ficou perfeito. Obrigada.
Tati, quantos biscoitinhos a receita rende em média?
Obrigada desde já.
Adoooooro seu blog!
Uns 100 do tamanho de uma moeda de 1 real (antes de assar).
Tati preciso untar a assadeira…
Não precisa.
Tati tudo bem?
Moro no Japão e aqui não tem essa margarina vc teria alguma dica de qual outra margarina poderia usar?
Tem que ser uma que tenha uma porcentagem bem alta de lipídios. Eu não achei outra marca com 80% mas pode ser que tenha. Pode fazer com qualquer uma que tenha no mínimo 70%.
Oi Tati, amei a receita! Essa goiabada cascão é fácil de encontrar em supermercados ?
Sim, é fácil, geralmente eles vendem em bandeja de isopor, embalada pelo próprio supermercado.
Parabéns pelo site e pelas seeeeeempre valiosas! Esses biscoitinhos usando margarina ficam excelentes!
Hum … Ficam uma delicia!! Ah … Delicia Tb é a sua linda Liz , desejo que Deus te abençoe com saúde, sabedoria e paciência! Vc ficou linda de mamãe! Beijo amo suas receitas
Adoro esses biscoitinhos! Comprei pronto mas agora com essa receitinha vou fazer em casa, parecem deliciosos!!! Parabéns Tati, vc é muito talentosa!!! Bjus!
Oi Tatiana, é a primeira vez que visito o seu blog, e já estou gostando. Também trabalhei como psicóloga muitos anos, e hoje estou apaixonada pelos biscoitinhos. Gostaria de te pedir se você tem alguma receita de biscoito de leite condensado. Será que você poderia me passar?
Ana, veja essa aqui: http://panelaterapia.com/2010/02/bolachinha-de-leite-condensado-co-2.html
Bjs
Tati,a margarina tem que gelada ou em temperatura ambiente?
Como ela tem muita gordura, ela nunca fica dura, então uso gelada mesmo.
Tati fiz é maravilhoso aqui em casa agora sempre vai ter esses biscoitinhos em vidros.Gostaria de saber se você usa a goiabada cascão em todas as receitas que levam goiabada,se é melhor para receitas obrigada.
É melhor sim, porque ela é mais firme. Mas se quiser por exemplo derreter e fazer tipo cobertura, aí é melhor a comum.
Oi Tati, essa receita rende mais ou menos quantos biscoitos?
Desse tamanho foram 100 biscoitinhos
Oi Tati! Será que posso usar açucar demerara substituindo o refinado? Bjos
Esse eu nao testei, mas acredito que sim.
Tenho que experimentar,….são fantásticos!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Amanhã compro a margarina e mãos à obra!
Tati, segui a receita à risca, mas meus biscoitinhos não ficaram bons… derreteram no forno e depois que esfriaram ficaram duros 🙁 O que fiz de errado?
Mariane, que pena! Mas se vc usou a margarina da mesma marca e as quantidades que eu falei eu realmente não sei dizer. Quem me segue no snap vê que faço esse biscoito umas 2 vezes na semana, do jeitinho que está na receita. Eles ficam achatadinhos mesmo por causa da quantidade de gordura, então tem que dar um espaço entre eles como está na foto. A bolinha que eu faço e achato antes de levar ao forno fica mais ou menos do tamanho de uma moeda de 1 real.
Adoro suas receitas. Além de sempre dar certo, ficam otimas. Obrigada. 🙂
Ola Tatiana,te deixo uma dica, compre o livro A vida do bebe de autoria do Rinaldo delamare que foi por onde eu criei minha filha, hoje com 31 anos. Um abraco e boa sorte.
Por gentileza não me envie mais receitas com margarina.
Detesto margarina pelo mal que ela faz.
Inclusive conheço diversos confeiteiros, padeiros, que não reconhecem a margarina como gordura.
Obrigado.
Moyses
Eu não te envio nada, vc que se cadastrou em um programa automático de feed e recebe todas as postagens, se não quiser mais receber no fim do e-mail é só cancelar o serviço. E acho bom cancelar mesmo, porque aqui não tem radicalismo. Tb não uso margarina, se me acompanhasse saberia que prefiro manteiga, mas se tiver uma receita que fique boa com ela vou usar, pois como tudo na minha vida não adoto regras rígidas, vou sempre pela moderação e coerência.
Delícia!! Vou fazer essa tembém!!Bjos!!
Bom domingo!!!
Oba!!!! Mais uma receita MARA 🙂
Obrigada, Tati! !!
Tati também sou biscoiteira adoro fazer e comer,aqui em casa não pode faltar os biscoitinhos em potes,pra acompanhar aquele cafezinho adoro.Vou fazer esse agorinha tenho todos ingredientes bjs.