Aqui em casa nós assistimos muitos programas de culinária e vira e mexe algum chef prepara a tal receita de Shepherd’s pie, ou “Torta do Pastor“, que é um prato inglês bem tradicional, muito parecido com nosso escondidinho.
O Pastor do nome se refere ao pastor de animais, porque este prato tem origem campestre. Ele tradicionalmente é feito com carne de cordeiro, mas com o passar dos anos ele começou a ser feito também com carne bovina e até aves. Eu fiz com carne moída e ficou bem saboroso!
Comecei preparando a carne moída, para isso, fiz um refogado adicionando no azeite os seguintes ingredientes (na ordem de cima para baixo):
- 1/2 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 cenoura pequena sem casca picada;
- 1/2 xícara de talo de salsão picado;
- 500g de patinho moído;
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada;
- 1 colher sopa de extrato de tomate;
- Sal, pimenta do reino a gosto.
* eu ainda usei várias ervas secas e temperos (páprica defumada, colorau, manjericão, orégano… você pode temperar a carne como quiser.
Coloquei a carne em um refratário e preparei um purê com 4 batatas médias cozidas e amassadas, 1 colher (sopa) cheia de manteiga, 100 ml de leite, 25g de queijo parmesão ralado e um pouquinho de sal.Você pode simplesmente espalhar o purê por cima, mas eu coloquei em um saquinho, cortei a pontinha e fiz montinhos para ficar mais bonito. Você pode usar manga de confeitar também.Leve ao forno para gratinar.
Ficou com dúvida?
Veja minha página de dúvidas frequentes
Receitas praticas e deliciosas
Estava com saudade da culinária britânica e resolvi fazer essa receita em casa, mas com algumas alterações. Com raras exceções, não gosto de carne moída, então troquei o patinho moído por iscas de filé (no caso, miolo de alcatra). Também deixei de lado o extrato de tomate e coloquei 1/5 de xícara de vinho tinto no molho para dar mais sabor. Por último, adicionei um pouco de farinha de trigo para engrossar o molho (cerca de 1 colher de sopa), e fiz a minha versão do molho Worcestershire (que é um clássico da receita original) com shoyo, limão e molho picante, e adicionei junto ao vinho. Também troquei o salsão por ervilhas congeladas, porque durante meu tempo no Reino Unido, eu conheci a receita com ervilhas e senti falta aqui.
O resultado final ficou maravilhoso!
Adorei!! vim correndo ler o post curiosa pra saber como fez a decoração de cima com as batatas… vou tentar fazer também… hehe
Oi Tati,
Me fala uma coisa: porque você não usou flor de sal?
Uai, deveria ter usado?
Capricho é tudo!!! Parabéns, a presentação está muito bonita e apetitosa…