Cenoura Assada com Laranja e Tomilho

Eu ia colocar o título desse post  de “Cenoura do Jamie Oliver”, porque vi ele fazendo na TV, mas achei que não ia pegar muito bem hahahaha.

Em todo caso, o que eu preciso dizer é que esse é o modo mais delicioso e fácil de preparar cenouras assadas. Eu que nem curto muito cenoura comi essa porção toda purinha, nem servi como acompanhamento, o que seria mais adequado. É mesmo incrível gentemmm!!!

Eu fiz apenas duas cenouras, então para uma porção maior é só ir aumentando os ingredientes proporcionalmente, ok? Sugiro duas cenouras médias para cada pessoa.

Descasque a cenoura e pique em rodelas (na verdade você pode picar como quiser).

Unte um refratário com azeite (eu coloquei papel alumínio para não melecar o refratário, mas nem precisa). Coloque as cenouras e regue com um fio de azeite. Esprema o suco de meia laranja sobre elas. Acerte o sal e a pimenta e acrescente raspinhas de casca de laranja.


Misture tudo e leve ao forno em 200ºC até as cenouras ficarem macias. Esse tempo vai depender do tamanho e qualidade das cenouras, do seu forno, etc, então fique de olho.Durante o tempo de forno é bom dar uma misturadinha nas cenouras para que o sabor se espalhe de maneira uniforme.

Ao tirar do forno, regue com mais azeite e espalhe folhinhas de tomilho, que é minha erva preferida #AmoMuito, mas se você não tiver, vale usar orégano seco (mas ó, investe no tomilho que faz toda diferença). Olha o meu amado-idolatrado-salve-salve tomilho aí:

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

12 Comentários

  1. Fiz hoje e ficou muito gostosa! Sabor bem especial!!
    Viva a Tati e viva o Jamie Oliver!
    Brigadu. Também irá para meu blog. ;D

  2. REGINA ROSA disse:

    Eu mo cenoura…tidos os dias ela é presença constante nas minhas saladas e aos domingos faço a farofa de cenoura…muito deliciosa e a faço também com coentro…. Amo demais…

  3. eliane stein disse:

    Receita simples e saborosa! Vou fazer com certeza!
    Bjs.

  4. E disse:

    Não pode ser o tomilho seco?

  5. Vou fazer, gostei muito.

  6. Marisa Vlasic disse:

    Adorei, receita fácil, diferente e gostosa. Sou fã de cenoura e nunca fiz assim, achei tudo de bom!! Bjss

  7. Tati, nunca usei tomilho mas vou comprar na feira.Da algumas dicas de como conservá-lo e onde posso usá-lo.

    beijos

    • Eu tenho plantado em vaso. Mantenho perto da janela da cozinha, onde tem boa iluminação. Não precisa de muito sol, mas se pegar um pouco é bom. Eu acho que o tomilho, o orégano e o manjericão são parentes, tudo que se usa um deles dá para usar qualquer um dos outros. Pratos com tomate, molho de tomates, etc fica ótimo. Mas para saber se combina, depois do prato pronto coloque uma folhinha em uma garfada, se vc gostar, combina! 🙂

  8. Sophia Saito disse:

    Opa! Essa receita veio a calhar, pois estou numa dieta detox!! Valeu Tati! Bjss

  9. Paty_Gidi disse:

    Hummm adoro cenoura! Assada nunca fiz! Vou fazer! bjus