Rolinhos Vietnamitas (ou quase)

Eu comprei um pacote de papel de arroz no Chile e queria fazer uma receita com ele. Fui pesquisar e achei várias receitas de “rolinhos vietnamitas”, como muitas variações: camarão, kani, vegetariano, enfim, eu fiz com o que eu tinha em casa.


Nem sei se no Vietnã eles comem atum em lata, mas achei o nome dessa receita “pheeno” demais para não usar hahahaha! Olha que simples, para duas pessoas vocês vão precisar de:
  • 4 folhas de papel de arroz
  • 1 cenoura pequena ralada fininha
  • 1 pepino japonês ralado fino
  • 1/2 manga cortada em tiras finas
  • 1 lata de atum (usei o sólido em água)
  • 4 colheres (sopa) de creme de ricota ou cream cheese.
Para usar o papel de arroz é necessário mergulhá-lo em água (temperatura ambiente) por alguns segundos. Você vai sentir na ponta dos dedos que ele está maleável, aí é só escorrer e colocá-lo sobre uma superfície de trabalho (usei um papel toalha para dar uma secadinha nele). Sobre o papel de arroz, espalhe uma colher (sopa) de creme de ricota, junte os demais ingredientes, enrole e fatie como na foto: Servi acompanhado de shoyu com um tiquinho de gengibre ralado dentro. Bom demais isso! * Papel de arroz se encontra em casas de produtos orientais. Para quem está em São Paulo, no bairro da Liberdade tem.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comentários

  1. Tati o papel de arroz pode tanto ser usado "cru" e ser assado? Das duas maneiras?

  2. Tenho um blog de gastronomia sobre dicas de restaurantes na minha cidade e, depois de um ano aproveitando a vida, voltei à real e estou de dieta. Difícil, depois de ter provado tanta coisa gostosa nos últimos meses. Mas minha sorte mudou quando achei este site, o primeiro com dicas light REALMENTE saborosas e fáceis de fazer. Estou numa empolgação só, jogando tudo no meu Pinterest pra guardar. Parabéns pela ideia, pelas receitas e pelos textos muito bem escritos e superagradáveis de ler. O Panelaterapia ganhou mais uma fã.

  3. Adorei a dica!!!
    Será que dá pra fazer com aquele papel de arroz que é usado em bolos com desenhos?
    Bjos!

  4. Mariana Gama disse:

    Eu amo rolinhos vietnamitas! Faço direto! Sempre quis postar no blog mas achava q não vendia no Brasil. Você já viu pra vender aí?

    http://www.cravoepanela.com

  5. Andréa Nunes disse:

    Acho que dá pra fazer isso com folhas de repolho cozido. Talvez fique bem diferente do original, mas quebra o galho e deve ficar bom tb… mamãe costumava fazer charuto com repolho, recheado com arroz temperado. Vou passar essa receita pra ela!

    • Na casa da minha mãe tb sempre tem charuto de repolho. Dá para fazer sim. Mas é completamente diferente. O papel de arroz é totalmente neutro, enquanto o repolho tem aquele gosto azedinho, mas dá para fazer sim.
      Bjs

  6. Ju Lucatto disse:

    Como moro no interioRR só comi papel de arroz uma vez e adorei!!
    Foi o primeiro almoço na casa dos sogros, e o prato principal era trouxinhas de salmão no papel de arroz (que a sogra trouxe lá de Curitiba).

    Aqui em Foz nunca achei pra comprar, apesar da grande comunidade asiática, será que tem na internet?

    Bjo, Tati

    • Fee Dias disse:

      oi tati… vc já procurou ali no Mufatto do JL Shopping???
      ali tem bastante itens de cozinha japonesa…
      e é facil facil achar na net pra comprar…

      beijos…

  7. Comi uns rolinhos desses vietnamitas nos EUA, são bons demais! Amei. O que eu comi era com camarão. E o molho shoyo vinha com amendoim ralado também.
    Beijos
    Adriana