Batata Rosti

Eu tenho uma certa dificuldade em fazer batata rosti, então terei que frustrar você que ao ler essa receita e vai pensar: “é moleza!”.
Não é não viu? É difícil acertar o ponto da batata, é meio chatinho de virá-la p/ dourar dos dois lados, enfim, parece fácil, mas não é.

A minha ainda não está do jeito que eu gostaria, mas eu chego lá. Quem sabe quando eu usar a batata correta que é aquela de casca rosada que não contém tanta água. Agora se você for teimosa como eu e quiser fazer com a batata inglesa, que é a mais comum, faça assim:

Fure a casca de 1 batata grande com um garfo e leve ao microondas por 2 minutos. Ao final do tempo, vire a batata e coloque mais 2 minutos. Ela deve continuar firme. Espere esfriar até que você consiga segurar e retire a casca. Coloque no congelador ou freezer por 10 minutos.  Rale a batata (na parte mais grossa do ralador).

Em uma frigideira anti aderente coloque 5 colheres (sopa) de azeite e “ajeite” a batata ralada formando um disco. Mantenha em fogo baixo até dourar bem. Vire com a ajuda de um prato e doure do outro lado. Salpique sal e pimenta do reino. Cubra com o queijo (ou cobertura) de sua preferência. 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

31 Comentários

  1. Edelza disse:

    Oi… Li uns tempos atrás uma pessoa que disse q ralou as batatas cruas, colocou um pouquinho de sal e levou ao microondas por 4 minutos. Daí por diante seguiu a o preparo como vc indica. Disse q deu super certo. Não tentei ainda… Se alguém quiser se aventurar!

  2. lena disse:

    oi tati , faço com frigideita propria e recheio com presunro e queijo . unto a frigideira com manteiga de ervas . Fica otimo

  3. Esther Sato disse:

    Oi Tati td bem? Parabéns pela linda bebe, entao minha batata rosti nunca da certo sempre gruda na hora de virar prq sera?

  4. Ina. disse:

    Oi Tati, eu fiz com a batata "comum" mesmo, só que usei a frigideira propria pra omelete, fica facinho de virar e da super certo 😉

  5. Doty Baby disse:

    Eu fiz um teste que deu super certo, fiz mini batatas usando a sanduicheira de tefal, daquelas de usar no fogão; passei azeite, deixei 2 minutos de cada lado, virei, coloquei o queijo e segurei um pouquinho semi aberta pra derreter e não grudar. Ficou gostoso e bonitinho os quadradinhos!

  6. bianca disse:

    Tati tenta usar óleo de girassol eu fiz deu super certo.

  7. Oi Tati!
    Nossa… tentei fazer, mas não a sua receita! Lembrei da sua só depois que a minha deu super errada! rs
    foi uma das receitas zicadas!
    mas tento fazer de novo depois com a sua receita! rs
    Espero que de certo daí!

  8. Manu Falcão disse:

    Olá Tatiana!
    Testei ontem pela primeira vez a batata Rösti. E não é que deu certo! Para primeira vez e sem a batata certo, ela ficou muuuuito boa! 🙂
    Próxima vez, irei comprar as batatas rosadas e usar a dica da Flávia que mora na Suíça!
    Ah… acompanho sempre seu blog, parabéns por ele!
    Beijinhos,
    Manu

  9. Juliana disse:

    tati, fiz do seu jeito, mas não rolou msm… a minha virou um pure, mas eu comi!! (que sacrificio né!!)

    Aí, hj resolvi testar ralar a batata crua. E não é que ficou melhor?!!! hehehe Ralei no processador, depois coloquei na peneira pra escorrer o liquido que ela soltou, e fiz igual daí pra frente, apenas tampando eqto fritava pra abafar e cozinhar a batata. Ficou muito bom! Fica a dica!

    Bjos

  10. Dani disse:

    Tati achei que encontraria o caminho das pedras nessa postagem, pois tb gostaria de conseguir fazer a recheada.

    Vou testar essa sua diga do microondas, e usando uma panela de omelete que comprei, acho q facilita para dourar os dois lados.

    Será que uma chapa embaixo da panela não retarda o processo ou seja cozinhar sem queimar? se eu conseguir algo eu te falo, mas sou péssima para comprar batatas!

  11. Zefinhas disse:

    Tati! Devo confessar que eu SONHO eu fazer uma batata rosti digna kkkkkkkkkk Já tentei, usei uma OMELETEIRA efacilitou bastente viu? mas as primeiras tentativas, sempre são frustantes… Lá no Zefinhas, eu e a Amanda fizemos umpost da nossa terrível experiencia de fazer uma batata rosti kkkkkkk e essa divertida tentativa foi parar no Oba Gastronomia, digaê, ai ai!! segue link: http://blogdaszefinhas.com/2010/12/07/batata-suica-a-saga-coletiva/
    E ó, a tua ta um espetáculo!
    Bj grande =*

  12. Fabiana disse:

    Saudades daqui Tati! Lindo prato. bjs!

  13. Que delícia!! Vou experimentar qualquer hora dessa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

  14. Viche Maria!!! Quer me matar, fala logo! Ui!!!

  15. Ivan – Não tem outro jeito de aprender senão tentando! Mão na massa!!!

  16. Marta disse:

    Adoro batata rostie.. mas sempre achei complicado de fazer!
    Beijocas

  17. Danieli disse:

    Olha Tati, eu vou chutar que se você utilizar a batata rosa a receita pode dar mais certo mesmo…apesar de eu gostar muito mais da batata branca, essas receitas que precisam de uma batata mais firme, que não desmanche tão fácil tem que ser com batata rosada e ponto.
    Mas mesmo assim, menina, ficou lindona e super apetitosa!
    Beijinhos!

  18. Ivan Carlos disse:

    Acompanho esse blog a muuiito tempo, tenho uma vontade imensa de cozinhar mas tenho medo terrível de errar algo e estragar comida… =( aih eu fico olhando esses pratos fodásticos e tentando criar coragem pra ir pra cozinha… rs

    alguma solução? XD

  19. Tamy disse:

    Tati amore, essa batata aprendi no curso de gastronomia e a minha ficou uó!!! Não acertei mesmo… beijok

  20. Verena disse:

    POr incrivel que pareça a versão recheda é mais facil de virar pq fica mais firme, e tem uma frigideirinha propria pra isso também, é baratinha vc acha em supermercados… Vem duas frigideiras que grudam uma na outra e depois vc só vira e cai no outro lado.

  21. Mariana disse:

    Fiquei curiosa para fazer mas estou com medo, será que me vou sair bem ???? Hummm duvido mas mulher que é mulher não desiste nem pode pensar que não consegue…um dia destes vou experimentar Tati. Beijos!!

  22. Marcia disse:

    Oi Tati, obrigada pela dica… vou tentar!
    Abraços,
    Marcia

  23. Flávia – Que delícia morar na Suiça! Eu estaria gigantesca de tanto comer chocolate!!! Então, eu tenho total consciência de que minha batata não dava certo por conta da impaciência. Quando eu resolvia fazer, eu lia essa parada de deixa 1 dia na geladeira e desistia. Aí vi a receita do Edu Guedes, que não precisava e adotei a idéia na hora kkkkk….

    Gisele – Que idéia boa!!!

  24. Gisele disse:

    Tatiana…sempre faço.
    Vai uma dica…comprei uma omeleteira, aquela que são duas frigideiras, assim facilita muito na hora de virar.

  25. Já que moro na SuÌça me sinto no direito de dar pitaco sobre essa batata! Heheheh. Nada definitivo, apenas algumas dicas que fui aprendendo com o tempo. Uma frigideira grossa e funda ajuda. Lógico que o jeito que vc fez é super prático!, mas o jeitão tradicional de fazer é cozinhar só UM POUCO a batata na água e guardar na geladeira de um dia pro outro. Não sei se os 10 min no freezer ajudam, acho que não dá tempo da batata dar aquela encruada, rsss. E normalmente a batata Rösti é feita só na manteiga mesmo, ao invés do azeite. Isso aê, dei meu pitaco.
    P.S.: Preparei as esfihinhas do aniver da minha filha com a sua massa de salgado assado! Já faço ela de cabeça!

  26. Mah disse:

    é realmente difícil perdi as contas de quantas vezes eu tentei e deu errado, ou ficava molenga ou meio crua e esquisita. por enquanto desisti rsss

    mas a sua tá com uma cara linda, Tati!

  27. Anônimo disse:

    Imagina quando estiver 100%!!!!
    Bjs
    Laura

  28. Renata disse:

    Oi Tatiana!
    Vi sua receita na barra do janela de sonho, da Janne. Sempre tive vontade de fazer batata rosti, pois comi uma vez e achei uma delícia. Obrigado pela receita, acho que vou arriscar!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo