O Natal é Tudo Isso…

Sempre que um ano vai terminando as pessoas começam a expressar suas opiniões sobre o Natal. Alguns acham uma data melancólica, há os que são indiferentes, outros comemoram com verdadeiro fervor Cristão!

Jesus provavelmente não nasceu no dia 25 de dezembro. A própria descrição que a bíblia faz do clima na data do nascimento não condiz com o mês de dezembro. A igreja aproveitou algumas datas comemorativas pagãs para marcar as suas festividades, assim ficava mais fácil a cristianização do povo. O Natal corresponde à comemoração pagã do Solstício de Inverno, que era uma celebração em homenagem ao nascimento do Deus Sol.

Podemos ainda dizer que o Natal é uma data puramente comercial, onde as pessoas encontram uma desculpa para gastarem mais do que normalmente. Sim, é verdade!
O Natal também é uma data onde a fartura, nas mesas dos que podem, se torna ostensiva, e como conseqüência vem o desperdício! Geralmente é isso que vemos nas ceias e almoços típicos desta época.

Mas independente de ser ou não aniversário de Jesus, mesmo gastando mais do que podemos, mesmo com um pouco de desperdício em nossas mesas, não podemos negar que exista uma AURA natalina que transcende o Cristianismo.

O que importa se Jesus nasceu ou não neste dia se escolhemos esta data para lembrar do quão grandioso Ele foi?O que importa se gastamos um pouco a mais para presentear as pessoas amadas quando trabalhamos tanto o ano todo?Que importância tem se comeremos leitoa durante uma semana porque exageramos na quantidade?

O importante é respirar fundo e sugar a essência natalina que habita o inconsciente coletivo nesta época do ano. É aproveitar a solidariedade, o sentimentalismo e a união desta data para nos tornarmos pessoas mais humanas.

Acho de grande sabedoria o Natal preceder o Reveillon. No Natal ficamos introspectivos choramos, expurgamos os demônios e ficamos de peito vazio, esperando as boas novas, prontos e cheios de esperança para festejar o novo ano!

Desejo à todos um Natal de luzes e alegrias! E que não comam leitoa por 1 semana!
[foto: getty images]

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

17 Comentários

  1. Fe. disse:

    Tati, ótimo esse post. Mta verdade que vc colocou…mas o mais importante, independente do motivo do qual foi criada ou da "gastança"….é o que vc disse mesmo…Cultivar o sentimento cristão que há em nós, uns mais latentes outros menos…mas é importante que essa época realce esse sentimento de caridade e lembrarmos mais do nosso Pai.
    Um ótimo natal pra vc e sua família
    Bjs Fe

  2. angela disse:

    Tati, que tudo seja lindo, azul ou verde da cor do mar, que voce encontre todos que vc ama, que vc viva bons momentos, que sejam intensos, completos e felizes e quando janeiro chegar, vamos nos encontrar, não esqueça disto. boas festas e um grande beijo!

  3. Paula Pacheco disse:

    Tati, Feliz Natal e Prospero Ano Novo adorei te comhecer este ano, que todas nos possamos postar muitas gulodices o ano todo uhuuuuu!!!
    bjs
    Paula

  4. welze disse:

    desejo que sua viagem seja um encontro com a luz do amor, com a luz da amizade, respeito, felicidade, saúde. Que você, ou melhor, vocês voltem revigorados, iluminados e felizes. Muuuuito felizes. Felizes dias e felizes festas. Deus abenço sua família.

  5. manjericota disse:

    Tati, muito bonita e verdadeira a sua mensagem, compartilho da mesma idéia, é tempo de reflexão, emoção. Feliz Natal para vc e família!

    Bjo grande,
    Dani

  6. Priscila disse:

    Eu acho o Natal uma data linda, mas acho que é uma oportunidade de me aproximar mais de Jesus e claro, renovar esta aproximação nos proximos 11 meses.

    bjssssssss

  7. Lau Verrengia disse:

    Sim, o natal não tem nada a ver com Jesus.
    Pra mim nunca importou, eu tenho lembranças boas do natal e é por elas que comemoro. Adoro as luzes, as cores, os presentes, a fartura, enfim, as sensações lindas que eu tenho nesta época.
    Desejo o mesmo à você. Muita paz. 🙂

    Beijos Tati

  8. Manuela L. disse:

    Tati eu tb desejo um optimo Natal para ti!
    bjs

  9. Bia disse:

    Taty, liiiindo seu post!! Concordo com td que vc disse! PERFEITO!!!
    Um feliz natal pra vc tb!! Que Deus em sua infinita misericórdia te abencoe!!
    bjs

  10. Lira disse:

    Olá Tati as vzs esqueço, vou prestar atenção,em Janeiro vou tirar férias e quando voltar vou ver o que faço, gostaria de trocar umas idéias com vc seria possivel?vc tem meu email lá no meu perfil
    beijo

  11. Dani Franken disse:

    Adorei a mensagem, simples e verdadeira!
    beijinnho
    Dani

  12. Luciana B. disse:

    Tati, falou e disse! Temos mesmo que ver o lado bom (que existe!) desta época de solidariedade, de gentilezas, de união. Adorei o texto. Feliz Natal e um excelente 2010 para você!

  13. ameixa seca disse:

    É verdade, Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro e é apenas uma data festiva pagã.
    Os verdadeiros cristãos e seguidores da Bíblia simplesmente não comemoram o Natal. Eu não desgosto, fui criada nesta ambiente mas, a cada Natal que passa, vejo muita hipocrisia. As pessoas ficam mansas durante este mês mas nos restantes 11 são verdadeiras feras 🙂
    Bom Natal, boa viagem e um óptimo 2010!

  14. Nane Cabral disse:

    Olá Tati! adorei seu post. Um ótimo Natal para vc e sua família. Bjos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

  15. Abelha Maia disse:

    Para mim é um misto de emoções, eu acho que tento praticar o "espirito natalício" todos os dias, que é estar com a minha família, praticar da melhor forma possível o bem, ajudar os outros, enfim, oferecer algo….não sou perfeita…por isso é que acho que o natal se tornou muito comercial.
    Feliz Natal, minha querida e boas férias.
    Beijocas

  16. Tiago Lopes disse:

    No fundo Natal é estar com a família… pelo menso apra mim!

  17. Gina disse:

    Tati, tenho dito e volto a afirmar que é a melhor época do ano para mim. O apelo comercial não me afeta, o espírito natalino sim, o clima de confraternização, as luzes, a cidade enfeitada, a casa decorada, mas sobretudo a presença maior dos bons sentimentos inspirados pelas mensagens de amor deixadas por Jesus.
    Se o clima torna as pessoas melhores, ótimo. Que assim seja por mais tempo ao longo do ano.
    É esse o meu desejo para você, que nos tornemos pessoas melhores a cada dia.
    Bjs.